ÍNDICE    | e-ISSN: 2183-4008 | ISSN: 2183-8720

 

    O ADVENTO DA ANIMAÇÃO DIGITAL
    Da animação 2D tradicional ao 3D

    Volume 8, Issue 1 (2018), páginas 45 a 52
    DOI: https://doi.org/10.23882/OM08-1-2018-E

    Catarina Gil
    Universidade Nova de Lisboa (Portugal)
    catarinagil.1994@gmail.com

    Resumo
    O advento das novas tecnologias e a incorporação de técnicas digitais no processo de criação de um filme animado contribuiu para uma alteração de paradigma no cinema de animação. Com base nas reflexões de Marshall McLuhan acerca dos meios de comunicação e da tecnologia enquanto extensões do Homem, o presente artigo propõe uma reflexão sobre essa mesma transformação. Nesse sentido, discorre-se sobre os significados associados ao termo animação à luz do atual contexto digital em que se insere e de uma breve contextualização histórica. São analisadas as principais diferenças entre a animação 2D tradicional e o 3D considerando os padrões estéticos e narrativos instaurados pelos estúdios Walt Disney e Pixar. Paralelamente, discutir-se-ão as implicações do advento do 3D na indústria da animação, refletindo-se acerca das possibilidades oferecidas pela introdução de ferramentas digitais na produção de um filme animado .

    Palavras-chave: Cinema de animação, 3D, digital, Disney, Mcluhan, Pixar.

    THE ADVENT OF DIGITAL ANIMATION
    From traditional 2D animation to 3D


    Abstract
    The development of new technologies and incorporation of digital techniques in the process of making an animated film contributed to a paradigm shift in animation cinema. Based on Marshall McLuhan’s studies about the media and technology as extensions of the man’s body, the present article proposes a reflexion concerning that transformation. Regarding this, we explore the definition of animation in light of the actual digital context in which it belongs, supported by a brief historical contextualization. We analyse the main differences between traditional 2D and 3D animation, considering the aesthetic and narrative elements of Walt Disney’s Studios and Pixar Animation Studios. Simultaneously, we discuss the implications of the beginning and evolution of the 3D in the animation industry, contemplating the possibilities offered by the introduction of digital tools in the process of making an animated film.

    Keywords: Animation cinema, 3D, digital, Disney, Mcluhan, Pixar.

   

Grupo de Estudos Interdisciplinares <grupo@grei.pt>