O ADVENTO DA ANIMAÇÃO DIGITAL
Da animação 2D tradicional
ao 3D
Volume 8, Issue 1 (2018), páginas
45 a 52
DOI:
Catarina Gil
Universidade Nova de Lisboa (Portugal)
catarinagil.1994@gmail.com
Resumo
O advento das novas tecnologias e a incorporação de técnicas
digitais no processo de criação de um filme animado contribuiu
para uma alteração de paradigma no cinema de animação. Com base
nas reflexões de Marshall McLuhan acerca dos meios de
comunicação e da tecnologia enquanto extensões do Homem, o
presente artigo propõe
uma reflexão sobre essa mesma transformação.
Nesse sentido, discorre-se sobre os significados associados ao
termo animação à luz
do atual contexto digital em que se insere e de uma breve
contextualização histórica. São analisadas as principais
diferenças entre a animação 2D tradicional e o 3D considerando
os padrões estéticos e narrativos instaurados pelos estúdios
Walt Disney e Pixar. Paralelamente, discutir-se-ão as
implicações do advento do 3D na indústria da animação,
refletindo-se acerca das possibilidades oferecidas pela
introdução de ferramentas digitais na produção de um filme
animado .
Palavras-chave:
Cinema de animação, 3D, digital, Disney, Mcluhan, Pixar.
.
THE ADVENT OF DIGITAL ANIMATION
From traditional 2D
animation to 3D
Abstract
The development of new technologies and incorporation of digital
techniques in the process of making an animated film contributed
to a paradigm shift in animation cinema. Based on Marshall
McLuhan’s studies about the media and technology as extensions
of the man’s body, the present article proposes
a reflexion concerning that transformation.
Regarding this, we explore the definition of
animation in light of the actual digital context in which it
belongs, supported by a brief historical contextualization. We
analyse the main differences between traditional 2D and 3D
animation, considering the aesthetic and narrative elements of
Walt Disney’s Studios and Pixar Animation Studios.
Simultaneously, we discuss the implications of the beginning and
evolution of the 3D in the animation industry, contemplating the
possibilities offered by the introduction of digital tools in
the process of making an animated film.
Keywords:
Animation cinema, 3D, digital, Disney, Mcluhan, Pixar.
.